Segundo dados da Entertainment Software Association, entre 2009 e 2012 a economia americana cresceu apenas 2,4%, enquanto a indústria de games cresceu um total de 9,7%. O indicativo mostra que além do crescimento, houve um grande salto tecnológico, uma vez que a tecnologia tornou-se mais acessível à população. Hoje em dia quase todo mundo tem um dispositivo nas mãos.

Outro dado interessante é que só a final do Campeonato Mundial de League of Legends de 2015 teve cerca de 15 milhões de espectadores. Número muito próximo dos 17 milhões que acompanharam o Super Bowl no mesmo ano, competição mais assistida no mundo.

Novas tecnologias para games

Que o universo dos games cresce cada dia mais já não temos mais dúvidas. Mas com o surgimento de novas tecnologias, o que o futuro dos games reserva? Toda essa inovação vem dando espaço para um novo universo de jogos, consoles e gráficos. O que esperar de tudo isso?

Realidade Virtual

Capaz de levar o usuário a outro mundo e fazê-lo se sentir presente naquela atmosfera, a tecnologia de realidade virtual está mais cada vez mais próxima de nós. E quando o assunto é vídeo games, os aficionados piram na ideia dessa tecnologia fazer parte do seu dia a dia.

Quando achava-se que nada mais podia ser criado, surge a chance de mergulhar de cabeça dentro do seu game preferido em ambientes virtuais que se aproximam demais da realidade. Quem nunca quis tornar real aquele game que ama? Ou poder interagir com os seus personagens preferidos? Estar no mesmo espaço que eles? Com a VR (virtual reality) isso é possível.

Apesar de a tecnologia já existir, os jogos até então produzidos estão apenas em versão demo. E a ansiedade para um full game é incontrolável! Além disso, diversas marcas já lançaram óculos de realidade virtual para criarem a experiência no jogador. O Facebook também entrou no barco com o modelo Oculus Rift (ver vídeo) e promete revolucionar.

Fora do mundo dos games, a VR é uma tecnologia que vem sendo estudada e aprimorada para diversas outras áreas, como cinema, medicina, educação… “Os jogos são incríveis. Mas usar a realidade virtual apenas para jogos seria como ter um jato particular e só usá-lo para voar à Disneylândia.” – Jason Ganz, CEO da Agora VR.

Gráficos e Jogabilidade

Para quem é gamer a décadas, acompanhou uma revolução não só dos consoles, mas também dos gráficos e jogabilidade dos games em si. Quando achávamos que não tinha como ser melhor e que já se tinha atingido uma projeção incrível, alguém chegava com uma nova tecnologia, mais moderna e realista do que a anterior. Sempre em busca de uma simulação perfeita.

“Nunca chegaremos na qualidade máxima. Terá sempre um fiozinho de cabelo que eles vão querer simular com perfeição e que vai acabar com o seu frame rate. […] Eu lembro nitidamente de chegar cada geração de console ou cada nova placa de vídeo ou cada novo lançamento e eu falar… ‘Caraaaaca! Olha esse nível de detalhes’ e aí anos depois depois de mais um salto tecnológico eu conseguia enxergar a diferença. O que antes era considerado a perfeição, hoje consigo enxergar as limitações…”, relata Alexandre Ottoni, fundador do Jovem Nerd sobre o futuro dos gráficos nos games.

Tecnologias como HDR (High Dynamic Range) ou resolução 4K foram desenvolvidas para criar gráficos mais realistas e ampliar as possibilidades visuais. Quanto à jogabilidade, a experiência 360º apresenta o mundo dos games em diferentes plataformas. Isso nos dá a certeza de que o universo dos games não tem limites para evoluir.

Hologramas

Jonatas Afonso, autor do blog Vida de Gamer, relatou sua vontade de ver os hologramas no universo dos vídeo games: “Já temos gráficos de ponta, já temos a capacidade de contar histórias nos games tão emocionantes quanto os filmes ou livros, e até mesmo com as tecnologias que ainda não mostraram todo o seu potencial (Kinect, WiiMote, Pirulito da Sony) e já podemos jogar sem precisar de joysticks. A próxima evolução dos games que deve mudar o mundo serão os hologramas”. E ele não está errado!

Desde que assistimos a trilogia de De Volta para o Futuro sonhamos com o futuro das coisas. No segundo filme da franquia, Mcfly se depara pela primeira vez com um holograma (ver vídeo). E esta tecnologia vem sendo explorada por algumas marcas de tecnologia.

A Microsoft divulgou recentemente sua mais nova inovação tecnológica, o HoloLens (ver vídeo), anunciado como “o computador holográfico mais avançado do mundo que você já viu”. Compatível com o Windows 10, a tecnologia reproduz, através de um óculos semelhante ao de VR, seus aplicativos do computador em forma sobreposta na vida real. Como se fizesse sua área de trabalho flutuar diante de seus olhos. Não demorará muito para essa inovação chegar nos consoles e PCs e revolucionar a jogabilidade para sempre.


E você, está pronto para esse futuro?

Vivencie o futuros dos games

Visite a exposição A Era dos Games e prepare-se para sentir a atmosfera do futuro.

Mergulhe no que há de mais moderno na tecnologia dos games: a realidade virtual. A maior atração é a Virtual Sphere, que transporta o visitante para um universo virtual 360°.

Adquira aqui o seu ingresso. A exposição vai rolar até 12 de novembro em São Paulo (na Bienal) e de 06 de dezembro a 05 de março no Rio (no Museu Histórico Nacional).