A indústria de videogames vem crescendo cada dia mais. É sucesso atrás de sucesso. Os games são um forte motor para o crescimento econômico. De acordo com a ESA (Entertainment Software Association), em 2016, a indústria vendeu mais de 24,5 bilhões de jogos e gerou mais de US $ 30,4 bilhões em receita. As vendas totais de jogos incluíram compras de conteúdo digital, como assinaturas online, conteúdo para download, aplicativos móveis e jogos de redes sociais.

Mas quando analisamos os jogos mais vendidos de todos os tempos, é uma mistura dos clássicos e dos hits da geração atual. Estes conseguiram dezenas ou mesmo centenas de milhões em vendas.

Confira agora os 5 jogos de videogame mais vendidos de todos os tempos, de acordo com a revista Forbes:

 

5. Super Mario Bros.

± 40 milhões

Contando apenas o jogo da aclamada série da Nintendo lançada para o NES, o Super Mario Bros. é um verdadeiro clássico que revitalizou o mercado de videogames americano e definiu o gênero de plataformas 2D. O jogo foi originalmente agrupado com muitos sistemas NES, que é uma das razões pelas quais o número de vendas ser alto. Apesar de ser um game bem antigo, este número não inclui vendas de re-lançamentos ou do Virtual Console.

 

4. Grand Theft Auto V

± 65 milhões

O game Grand Theft Auto V, talvez o mais tradicional da lista, tem uma das histórias mais impressionantes da franquia. Com cerca de 65 milhões de vendas, o jogo ultrapassou os concorrentes Call Of Duty, Assassin’s Creed, Pokémon, entre outros. GTA 5 custou cerca de US$ 265 milhões para ser produzido, mas nas primeiras 72 horas de seu lançamento arrecadou US$ 1 bilhão.

 

3. Wii Sports

± 83 milhões

Conheça agora o game da Nintendo que superou Mario, Zelda, Metroid, Donkey Kong e todo o resto. O Wii Sports é uma coleção de mini jogos de esportes que utiliza o sistema de controle de movimento do Wii. A terceira posição no ranking se deu ao fato do jogo ter sido lançado e vendido junto ao console do Nintendo Wii, além, é claro, de ser um dos games mais divertidos dos últimos tempos.

 

2. Minecraft

± 107 milhões

O que acontece quando você cria um jogo indie muito popular para quase todos os dispositivos na Terra? Vende mais de cem milhões de cópias. O game Minecraft fez seu fundador Markus “Notch” Persson se tornar um bilionário, graças ao seu sucesso inicial no PC (é o jogo mais vendido do mundo quando falamos apenas em PC). Posteriormente se transformou um sucesso em dispositivos móveis, consoles e em praticamente qualquer tela.

 

1. Tetris

± 495 milhões

Enfim a primeiríssima posição. Tetris é talvez o videogame mais clássico de todos os tempos. O jogo de blocos foi o primeiro jogo russo a chegar nos Estados Unidos. Além disso, foi lançado para praticamente todos os dispositivos de jogos da história, desde o Commodore 64 até celulares com iOS ou Android de hoje. Tetris é imortal.

 

O que achou? Já jogou algum desses games?

Se você, assim como nós, ama o mundo dos games, então precisa conhecer a exposição A Era dos Games.

 

Exposição A Era dos Games

Descubra e interaja com o universo dos games mais irados da história. Para visitar, basta acessar o site e adquirir o seu ingresso! A exposição vai rolar de 15 de agosto a 12 de novembro em São Paulo (na Bienal) e de 06 de dezembro a 05 de março no Rio (no Museu Histórico Nacional).